Três livros para quem ama Filosofia

Da Redação | Fotos: Shutterstock / Divulgação

O Muro, por William Sutcliffe

“O muro”, fábula política do autor William Sutcliffe, fala sobre os conflitos entre Israel e Palestina sob o olhar de uma criança. Joshua tem 13 anos e mora na fictícia Amarias, uma cidade isolada no topo de uma montanha, onde todas as casas são novíssimas e pouca coisa acontece. Na fronteira da cidade há um muro, guardado por soldados e por onde só é possível passar através de um posto de controle. Joshua não sabe bem o que há atrás do muro, mas sempre foi ensinado a ter medo. O muro está ali para mantê-lo protegido do que está do outro lado. Com a ajuda da inocência de seu narrador e das descrições e características, o autor faz referência – sem nunca citá-los explicitamente – aos conflitos entre Israel e Palestina e à situação da Cisjordânia, onde um muro separa os dois povos.

 

O Homem Invisível, por H. G. Wells

A própria criação se transforma em monstro, esse homem fica refém e se torna personagem de uma das mais famosas obras de ficção científica escritas. Publicado pela primeira vez em 1897, O Homem Invisível, de H. G. Wells, o pioneiro de ideias do séc. XX. No início da carreira, o autor britânico era estudante de ciências e teve muita inspiração, partindo de uma série de romances pseudocientíficos até chegar nesta notável obra, que o tornou um dos primeiros e melhores escritores de ficção científica no mundo. As aventuras iniciais, quase cômicas, logo são obscurecidas pelo grotesco acesso de terror que ele desencadeia nos habitantes. Notável pela criatividade, suspense e nuances psicológicos, O Homem Invisível continua a encantar os fãs de ficção científica atuais, da mesma forma como o público leitor de quase cem anos atrás.

 

Liberalismo e Democracia, por Norberto Bobbio

Para enriquecer o acervo brasileiro de obras jurídicas e ciências sociais e políticas, a Edipro presenteia os leitores com o livro Liberalismo e Democracia, mais um clássico do jusfilósofo italiano Norberto Bobbio. O mercado editorial de temas jurídicos e sociopolíticos necessita dos brilhantes escritos deste autor. Esta nova tradução contém uma vasta Introdução, extensas indicações bibliográficas e notas que podem contribuir de forma significativa com estudiosos e curiosos sobre liberalismo e democracia.

Liberalismo e Democracia, do mâitre-à-penser Norberto Bobbio, traz uma proposta didática para resolver esta confusão que paira sobre o tema. A obra aborda os conceitos e Liberalismo e Democracia de forma clara, venerável e atemporal, e essas características permitem que as diferenças entre essas duas ideologias políticas fiquem bem explícitas.

 

 

Veja mais dicas de livros na revista Filosofia Ciência & Vida. Garanta a sua clicando aqui.

Filosofia Ciência & Vida Ed. 126