Conheça a técnica Mindfulness

A prática Mindfulness nos ajuda a controlar pensamentos a partir da percepção e aceitação de nossa realidade íntima

Por Caroline Svitras | Fotos: Shutterstock

Embora a Filosofia tenha como uma de suas funções questionar e debater os assuntos inerentes à existência em geral, há ramos de estudo específicos voltados para o estudo da psique humana. É o caso da Filosofia da Mente que, junto com a Filosofia Clínica, investiga indagações existenciais a partir do pensamento contemporâneo ocidental, aliado ao tratamento em que o indivíduo busca seu equilíbrio interno a partir de técnicas de pensamento partilhante e da autonomia. A Filosofia da Mente trata corpo e consciência como parte de um mesmo sistema e dependentes um do outro, em parte negando a existência de entidades externas ao organismo do paciente.

 

Dentro deste campo de estudo, diversas tendências e técnicas terapêuticas com enfoque no treinamento da mente surgem e ganham força de tempos em tempos. O assunto da vez é o método conhecido como Mindfulness, um “estado psicológico/mental de focar a atenção no que está acontecendo no presente, seja interna ou externamente, sem julgar essa atenção”, conforme nos conta a psicóloga Wiwi Parra. Segundo ela, a prática “é uma forma de ajuda alternativa a um estado habitual que a humanidade adquiriu ao lidar com sua rotina diária no modo piloto automático”.

 

A iniciativa Mindfulness, também chamada Atenção (ou Consciência) Plena, foi concebida pelo professor emérito Jon Kabat-Zinn, fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Universidade de Massachusetts. Especialista em meditação zen, ele desenvolveu um método de aplicação desse princípio budista no controle da mente por pacientes com altos níveis de stress e dores crônicas. Zinn criou uma aplicabilidade médica da meditação budista na vida dos enfermos.

 

Wiwi Parra explica que a atividade funciona “tendo uma consciência sincera, atenta, proposital, de momento a momento, e sem julgamentos, que favorece a construção da visão das coisas como elas realmente são”. Ainda segundo ela, há dois modos de colocar a Atenção Plena em funcionamento: “A prática formal consiste em exercícios de meditação guiados por um instrutor de Mindfulness para quem é iniciante principalmente, ou também por guia áudio para praticar sozinho. (Já) a prática informal consiste em colocar intencionalmente o estado psicológico de atenção plena nas atividades do dia a dia, momento a momento”.

 

Alcance uma vida harmoniosa

 

Mas essa técnica é reconhecida pela Medicina? Nas palavras de Parra, “os benefícios da prática regular de meditação Mindfulness, foram comprovados após vários estudos e pesquisas científicas durante décadas sendo reconhecidos pela ciência e medicina”. Por fim, seus benefícios são inúmeros. Com a contribuição da psicóloga, relacionamos alguns deles:

 

Saúde

Na administração e como terapia complementar aos sintomas relacionados ao Stress, dor crônica, cefaleia, ansiedade, depressão, hipertensão, cardiopatias, câncer e problemas gastrointestinais estão entre os males aliviados com alguns minutos de descanso para a mente e o desenvolvimento de atenção ao momento presente.

 

Vida Pessoal

  • Redução dos sintomas relacionados ao estresse
  • Autoconsciência -> Desenvolvimento da percepção corporal, emocional e mental
  • Diminuição de pensamentos, emoções e atitudes reativas
  • Autoconhecimento
  • Intuição e criatividade reforçada
  • Clareza dos valores e propósito de vida
  • Maior assertividade nas decisões
  • Aprendizado da ligação fundamental entre respiração e emoção

 

Vida Profissional

  • Maior consciência do trabalho realizado, melhor desempenho
  • Objetivos mais realistas
  • Maior cooperação e inter-relações positivas
  • Melhor comunicação
  • Redução de conflitos
  • Dificuldades vistas como desafio e não uma ameaça
  • Maior foco, atenção, concentração
  • Aumento da produtividade

 

Sobre Wiwi Parra

A psicóloga Wiwi Parra conta com cerca de 17 anos de atuação na área de recursos humanos de grandes empresas nacionais e multinacionais, expertise em Treinamento e Desenvolvimento Profissional, Gestão de Talentos, Desenvolvimento Organizacional e Programas Corporativos de Diversidade e Qualidade de Vida.

Há dois anos assumiu a missão de oferecer treinamentos, palestras, workshops e coaching voltados para o desenvolvimento humano, buscando direcionar e apoiar pessoas em suas trajetórias de crescimento pessoal e profissional. Para tanto, utiliza a proposta do Mindfulness, ou Atenção Plena, conceito que utiliza técnicas de meditação, unidas à psicologia e que tem o potencial de promover o bem estar e a harmonia em todos os âmbitos da vida, através do equilíbrio individual e da total concentração a cada momento vivido.